O secretário-geral do PSD anunciou que as directas do partido se vão realizar a 31 de Maio, tendo ainda confirmado que o congresso terá lugar de 6 a 8 de Junho, em Guimarães. Ribau Esteves adiantou ainda que uma proposta que previa uma segunda volta entre os candidatos mais votados nas directas foi rejeitada.
Corpo do artigo
O PSD vai ter eleições directas a 31 de Maio e um congresso onde serão eleitos os órgãos nacionais do partido entre 6 a 8 de Junho, em Guimarães, datas que foram decidas durante o Conselho nacional do partido, que se realizou na quarta-feira à noite.
De acordo com o secretário-geral do partido, estas datas foram aprovadas por larga maioria, tendo a data das directas sido aprovada como alternativa à data de 24 de Maio, que tinha sido proposta pela actual direcção social-democrata.
Ribau Esteves explicou ainda que com a aprovação desta data para o congresso os militantes terão de pagar as suas quotas em atraso até 21 de Maio, podendo apresentar candidaturas até 23 de do mesmo mês.
Este dirigente do PSD mostrou ainda satisfação por o regulamento das eleições directas e do congresso ter sido aprovado por unanimidade e conformou que a proposta da realização de uma segunda volta entre os dos candidatos mais votas foi rejeitada.
Ribau Esteves sublinhou que esta proposta sugerida pelo presidente da Mesa do Congresso do PSD, Ângelo Correia, na reunião do Conselho Nacional foi chumbada «aí por uns 90 por cento» dos conselheiros.
Ângelo Correia defendeu que uma segunda volta entre os dois candidatos com mais votos nas directas fortaleceria e aumentaria a unidade em torno do novo presidente do partido.
O secretário-geral do PSD foi um dos dirigentes sociais-democratas que contestou esta proposta que foi depois formalizada pelo conselheiro nacional e deputado do PSD, Pedro Duarte.