Paulo Henriques, director do Museu do Azulejo, vai substituir Dalila Rodrigues na direcção do Museu de Arte Antiga. A responsável, afastada do cargo um mês antes de terminar a comissão de serviço, diz estar «totalmente surpreendida».
Corpo do artigo
A directora do Museu Nacional de Arte Antiga não gostou da decisão de ser afastada antes de terminar a comissão de serviço, que começou em 2004 e terminava em Setembro.
Dalila Rodrigues diz ter ficado surpreendida com o afastamento do cargo e alega que pode ter sido vítima das críticas que fez às alterações no modo de gestão dos Museus.
«Fiquei totalmente surpreendida, porque sempre recebi os maiores elogios da tutela e dos públicos pelo modo como dirigi o museu, nunca tive qualquer reparo relativamente a questões de programação, divulgação, gestão de pessoas e de recursos financeiros», explicou à TSF.
A responsável adiantou que terá sido afastada porque «manifestou publicamente a discordância relativamente ao modelo de gestão actual, reivindicando para o museu de Arte Antiga autonomia financeira e administrativa».
A Directora do Museu Nacional de Arte Antiga considera que esta demissão não faz sentido, tendo em conta os resultados da gestão que fez do museu.
«É importante que refira que aumentei os públicos em 84 por cento, portanto quase duplicando e a receita gerada pelo museu foi quadruplicada, que se olhem para os resultados obtidos», adiantou.