O vaivém Discovery separou-se hoje da Estação Espacial Internacional (EEI), depois de concluir os trabalhos de montagem do futuro laboratório do espaço, tendo já iniciado o regresso a Cabo Canaveral, na Flórida.
Corpo do artigo
A nave separou-se da EEI às 10:08 horas (16:08 em Lisboa), numa altura em que se encontrava a cerca de 380 quilómetros de altitude sobre o Brasil.
Durante uma semana, os sete astronautas realizaram quatro saídas no espaço e prosseguiram os trabalhos de construção da EEI, a que juntaram dois elementos: uma estrutura metálica (Z1) com quatro giroscópios para estabilização do complexo, e um novo ponto de acoplagem para as naves, o PMA-3.
Os astronautas prepararam ainda os módulos norte-americano Unity e o russo Zaria para receber a primeira equipa residente da Estação, que se deverá instalar no complexo no início de Novembro para uma estada de quatro meses.
O astronauta norte-americano William Sheperd e os cosmonautas russos Iuri Guidzenko e Serguei Krikaliov serão lançados a 31 de Outubro, a bordo de uma cápsula Soyuz, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Durante a tarde de hoje, os astronautas do Discovery terão direito a algumas horas de repouso, consagradas a entrevistas em directo a canais de rádio e televisão.
A partir de Sábado, deverão retomar o trabalho para preparar o seu regresso à Terra, previsto para Domingo no Centro Espacial Kennedy (Flórida), depois de uma missão de 11 dias.