A agenda desta terça-feira tem duas propostas musicais: piano na Gulbenkian e jazz em Faro. Tem também duas sugestões cinematográficas, em Cascais e em Viseu. Quatro ideias para não ficar em casa.
Corpo do artigo
O POETA DO PIANO
O romeno Radu Lupu (na foto) começou a estudar piano aos seis anos e estreou-se aos doze com um programa constituído unicamente por composições da sua autoria. Mais tarde estudou no Conservatório de Moscovo, onde também trabalhou, e ao longo da sua carreira foi coleccionando importantes prémios, incluindo um Grammy.
É regularmente convidado para tocar com todas as grandes orquestras mundiais, mas nesta terça-feira apresenta-se a solo no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 19:00, para interpretar Beethoven, Debussy e Brahms.
JAZZ NO INVERNO
Começa nesta terça-feira o Festival Internacional de Jazz de Faro, o Jazz no Inverno, que se prolonga ainda até ao próximo sábado. Os concertos terão lugar na sala do Teatro Letes, com início marcado sempre para as 22:00. Oconcerto inaugural é garantido pelo Quinteto de Rodrigo Gonçalves.
CINEMA EM CASCAIS
Começou na passada sexta-feira o VII ciclo de cinema em Cascais. Até à próxima quinta-feira, em sessões às 21:30 nos cinemas Castello Lopes do Cascais Villa, serão projectados vários filmes, especialmente dedicados à juventude e subordinados ao tema «A Mente». A película exibida nesta terça-feira é »Descobrir Forrester» com Sean Connery e Robert Brown, realizada por Gus Van Sant. A entrada é livre.
FRANÇA DELUXE
«França Deluxe» é o nome de um ciclo de cinema francês a decorrer em Viseu. Nesta terça-feira, a partir das 21:45, o Auditório do IPJ exibe a curta metragem « La Grande Migration», de Iouri Tcherenkov (8 min), seguida da longa «Um Amigo ao Seu Dsipor», de Dominik Moll (117 min).