Pelo menos dois pescadores morreram após um naufrágio de um pesqueiro ocorrido a poucos quilómetros da Nazaré. O porta-voz da Marinha confirmou ainda que há pelo menos um sobrevivente deste acidente, continuando outros quatro tripulantes desaparecidos.
Corpo do artigo
Pelo menos dois pescadores morreram, esta sexta-feira, na sequência de um naufrágio de um pesqueiro ao largo da praia da Légua, em Pataias, a alguns quilómetros a norte da Nazaré.
De acordo com o porta-voz da Marinha, apenas um dos sete tripulantes do «Luz do Sameiro» foi localizado com vida, estando os restantes quatro ainda desaparecidos, isto depois de terem sido accionados os méis de salvamento da Marinha e da Força Aérea.
Ouvido pela TSF, Braz de Oliveira explicou que apenas três dos tripulantes se conseguiram agarrar à estrutura da embarcação, tendo os restantes quatro caído logo ao mar, estando todos estes ainda por localizar.
«Não temos informação sobre o que terá originado o acidente. Presumimos que face à proximidade de terra em que o navio se encontrava e a faina de recolha de redes, uma das redes poderá ter ido à hélice e provocado a falta de governo do navio, que o colocou numa situação perigosa e na zona da rebentação», acrescentou.
No local está um helicóptero Merlin EH101, da Força Aérea, que conseguiu fazer o salvamento do até agora único sobrevivente deste naufrágio, bem como um barco da Marinha.
As operações de salvamento desta embarcação de Vila do Conde que terá encalhado estão a ser dificultadas pelo estado do mar, que regista cerca de 2,5 metros de ondulação, com ventos a rondarem os 18 km/h.