Um estudo feito por um instituto da Universidade das Nações Unidas conclui que dois por cento das pessoas mais ricas do mundo têm metade da riqueza mundial. Este relatório conclui ainda que um por cento dos adultos mais ricos dispõe de 40 por cento da riqueza mundial.
Corpo do artigo
Dois por cento das pessoas mais ricas do mundo têm metade da riqueza mundial, concluiu um relatório realizado pelo Instituto Mundial de Investigação do Desenvolvimento Económico da Universidade das Nações Unidas.
No relatório deste instituto divulgado na terça-feira que reflecte as grandes diferenças entre ricos e pobres, afirma-se que um por cento dos adultos mais ricos dispõe de 40 por cento dos recursos mundiais, enquanto que dez por cento desse grupo possui 85 por da riqueza.
Por outro lado, metade da população adulta mundial possui apenas um por cento do capital do planeta, acrescenta o relatório que assegura ter coberto todos os países e cujos dados se referem ao ano de 2000.
«A riqueza está concentrada na América do Norte, Europa e em países da Ásia-Pacífico. A população destas nações possui colectivamente 90 por cento da riqueza total», acrescenta o documento que foi divulgado na Associação de Imprensa Estrangeira, em Londres.
Para além destes dados, o estudo diz ainda que um por cento dos adultos mais ricos do planeta reside nos EUA, Japão, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Canadá, Holanda, Espanha, Suíça e Taiwan.