Dois presidentes de juntas de freguesia de Santarém vão entregar o cartão de militantes do PCP, na quarta-feira, em solidaridade com Luísa Mesquita, expulsa do partido.
Corpo do artigo
José Viegas, presidente da Junta de Freguesia de Pernes, independente eleito pela CDU, disse que seis dos sete presidentes de junta CDU se reuniram hoje à noite na sequência do anúncio da expulsão de Luísa Mesquita do PCP.
Este responsável adiantou que os autarcas da Ribeira de Santarém, Fernando Rodrigues, e Moçarria, Carlos Beja, ambos militantes do Partido, «vão entregar os cartões amanhã».
Firmino Oliveira (Vaqueiros) «está a ponderar» se abandona ou não o Partido, afirmou José Viegas.
«Estes dois dos três presidentes de junta do PCP entenderam fazer a entrega do cartão ao partido porque ficaram descontentes com a forma como foi conduzido todo este processo. Achamos que deveríamos ter sido ouvidos, servimos a CDU com um projecto que é contrário a este tipo de posições», adiantou José Viegas.
Os seis autarcas vão continuar a trabalhar com a vereadora eleita pela CDU, agora independente, para a Câmara de Santarém, «até ao fim do mandato» (2009), em «nome do interesse das populações e das nossas freguesias», acrescentou.
O presidente da Junta de Freguesia de Pernes adiantou também que não tenciona voltar a candidatar-se pela CDU, «enquanto este tipo de pessoas mantiver uma ligação à coligação» e que não está «nada interessado em continuar com uma bandeira de valores que na prática não são respeitados».