O recente caso de doping, envolvendo Daniel Kenedy, que levou à sua exclusão da selecção portuguesa que vai competir no Mundial 2002 foi, naturalmente, um dos temas esta sexta-feira em discussão durante as V Jornadas de Medicina Desportiva.
Domingos Gomes, médico coordenador da sub-comissão do controlo antidopagem da UEFA e FIFA, pronunciou-se esta sexta-feira sobre o «caso» Kenedy (na foto), à margem das Jornadas, organizadas pelo União de Coimbra, sendo bastante crítico quanto à forma como o processo foi conduzido.
O reputado médico nortenho, convidado para abordar o tema da Pedologia do Desporto, defendeu que «ninguém pode ser castigado antes de ser completamente culpado, ou seja, completamente esclarecida e mostrada a sua culpa».
«Esta situação é muito grave, porque o atleta merece uma atitude mais séria, pois ele teve uma trajectória apagada, mas foi sempre um grande homem, tendo atingido um topo na sua carreira. Começou a ser uma pessoa fora do normal e, de um momento para o outro, aparece expulso de um grupo de trabalho», prosseguiu.
«Só a contra-análise é que devia provar, ou não, a sua culpabilidade. Houve um fuga de intenções ou informações terríveis e falta de respeito pela condição humana. Quem deu a informação para a imprensa é que agiu mal, ao dizer que havia um jogador com análise A positiva. Mas só quando a análise A e B forem positivas, é que há um processo irregular. Há, pois, parcialidade neste caso», sublinhou.
No entanto, Domingos Gomes tem esperança que com o novo Secretário de Estado do Desporto, Hermínio Loureiro, as coisas mudem , mas enquanto isso não acontece deixou o desabafo: «Só em Portugal é que isso acontece; é por isso que somos originais».
Kenedy, jogador do Marítimo, foi afastado do estágio que a selecção portuguesa realiza em Macau, de preparação para o Mundial da Coreia do Sul e Japão (31 de Maio a 30 de Junho), em virtude de ter acusado positivo (um diurético) num controlo anti-doping, realizado ainda em Portugal, sendo substituído entre os 23 «eleitos» pelo médio ofensivo do Sporting Hugo Viana.