A Trimedyne recebeu aprovação das autoridades norte-americanas para comercializar um aparelho a laser e fibra óptica, destinado ao tratamento de dores na coluna e na perna provocadas por hérnia discal.
Corpo do artigo
Um aparelho a laser e fibra óptica foi aprovado pelas autoridades norte-americanas para o tratamento de dores na coluna e na perna provocadas por hérnia discal, anunciou a fabricante Trimedyne.
De acordo com a empresa, a Administração de Alimentos e Drogas, FDA, agência que nos EUA aprova a comercialização de medicamentos e tratamentos, aprovou o laser «Holmium» e os aparelhos associados de fibra óptica, para o tratamento das dores na base da coluna ou da perna.
A Trimedyne garante ser a primeira empresa a receber aprovação da FDA para comercializar um laser para uso em foraminoplastia, o termo médico utilizado para descrever o tal procedimento. A empresa já tinha antes recebido autorização para a descompressão de discos lombares com hérnia, cujas paredes não tivessem lesionadas.
Foraminoplastia é o processo pelo qual se usa a energia do raio laser para vaporizar uma pequena quantidade do osso, permitindo que os cirurgiões vejam os nervos da coluna e reparem as fracturas ou as hérnias discais.
Calcula-se que, nos Estados Unidos, 20 milhões de pessoas sofram de dores lombares e que 80 a 90 por cento dos adultos tenham dores nas costas pelo menos uma vez na vida, disse a empresa, citada na Reuters.
Até agora, o procedimento mais usado no tratamento de hérnia discal é a laminectomia aberta, que deixa o paciente com mobilidade reduzida e a necessitar de um «período de recuperação significativo», acrescentou a Trimedyne.