Vão ser criadas duas alternativas para a divulgação dos resultados das presidenciais. A medida está prevista num relatório preliminar da Universidade do Minho, que diz não haver uma única razão para os problemas verificados na divulgação dos resultados nas autárquicas.
Corpo do artigo
Os ministérios da Justiça e Administração Interna vão criar duas alternativas na divulgação dos resultados das presidenciais numa tentativa de evitar a repetição dos problemas decorridos durante as autárquicas de Outubro.
Esta medidas está prevista num relatório preliminar de auditoria à recolha e divulgação dos resultados das autárquicas realizado pela Universidade do Minho sobre o problema que levou ao bloqueio informático que durante oito horas não permitiu a divulgação de dados.
Neste relatório, a Universidade do Minho entende que ocorreu «uma complexa convergência de situações pontuais que em conjunto se mostraram suficientes para bloquear a recolha e divulgação de resultados eleitorais».
Entre as falhas apontadas, destaca-se a saturação da página de Internet do STAPE, devido a uma estimativa incorrecta (para menos) no número de acessos que esta iria ter na noite eleitoral.
Houve também uma «percepção confusa no papel das várias entidades visíveis no processo eleitoral», o que levou os dois ministérios a clarificar as competências atribuídos ao STAPE e ao ITIJ.
Com base nas conclusões deste relatório foram criados dois planos de contingência da responsabilidade do STAPE e do Instituto das Tecnologias de Informação da Justiça (ITIJ) para o caso de haver dificuldades semelhantes às ocorridas em Outubro.
Sendo assim, o ITIJ ficará responsável pela publicação através de um meio informático alternativo e ao STAP competirá divulgar os resultados por via de um mecanismo não informatizados, se os dois primeiros falharem.
A Universidade do Minho vai supervisionar e auditar a recolha, tratamento e divulgação dos resultados das presidenciais por parte do STAPE e do ITIJ, através de um acompanhamento presencial de todo o processo ao longo da noite eleitoral.