A Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados pede ao Governo para fazer uma auditoria à Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), um dia antes do lançamento de uma campanha contra a sinistralidade nas estradas portuguesas.
Corpo do artigo
Terça-feira arranca a campanha da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados «Duas mil famílias destruídas em cada ano».
Ceca de 600 autocarros vão circular por Lisboa, Porto e Braga para alertarem os condutores para os cuidados a ter no período natalício. A campanha é também difundida pelas rádios, televisões e imprensa até ao dia 6 de Janeiro.
Manuel João Ramos, da direcção da Associação, considera que «este foi um mau ano por várias razões: primeiro porque Portugal se tornou no único país do Mundo em que taxa de alcoolemia ao volante subiu em vez de descer e também porque a taxa de mortalidade subiu, embora nos últimos dois meses os números tenham sido inferiores».
O responsável defende que um dos factores que terá motivado esta situação foi a despenalização da taxa de 0,2dando o Parlamento um sinal de tolerância média aos condutores.
No entanto, João Ramos considera positivo o facto de o Governo ter pela primeira vez considerado urgente a elaboração de um plano nacional de prevenção rodoviária e que espera ser mais completo dos que até agora propostos.