O primeiro-ministro vai estrear hoje as cinco novas estações da Linha Amarelo do Metro de Lisboa, que sairá dos limites da capital até à cidade de Odivelas. A abertura das novas estações ao público só deverá acontecer em Março do próximo ano.
Corpo do artigo
O Metropolitano de Lisboa comemora esta segunda-feira 44 anos mas a «prenda» só deverá chegar em Março de 2004, quando o prolongamento da Linha Amarela até Odivelas for aberto ao público.
A viagem experimental realiza-se hoje e começa cerca das 11:00 na estação da Quinta das Conchas. Durão Barroso irá acompanhado pelo ministro das Obras Públicas e Transportes, Carmona Rodrigues, o secretário de Estado dos Transportes, Seabra Ferreira, e o presidente da Câmara de Lisboa, Santana Lopes.
A Linha Amarela - entre o Largo do Rato e o Campo Grande - vai chegar agora ao concelho de Odivelas, passando pela Quinta das Conchas, Lumiar, Ameixoeira e Senhor Roubado.
A administração do Metropolitano anunciara que a abertura ao público do prolongamento da Linha Amarela deveria ocorrer hoje, mas acabou por adiar a inauguração até que estejam terminados os acessos às novas estações e algumas obras rodoviárias.
Para os utentes, por enquanto, a Linha Amarela abrange apenas as estações do Rato, Marquês de Pombal, Picoas, Saldanha, Campo Pequeno, Entrecampos, Cidade Universitária e Campo Grande.