O presidente da Comissão Europeia pretende que Jacques Chirac acabe com os ataques à Comissão Europeia na sequência do caso HP. Em entrevista ao «Le Monde», Durão Barroso lembrou que a «Europa é mais necessária que nunca».
Corpo do artigo
O presidente da Comissão Europeia apelou ao presidente francês para que deixe de atacar as instituições europeias, numa alusão às acusações de Chirac sobre o que na sua opinião era o «desinteresse» da Comissão Europeia em dossiers sociais como o da Hewlett-Packard.
«Temos o dever de não cortar os ramos sobre os quais estamos assentes, de não atacarmos as instituições europeias, porque a Europa é mais necessária que nunca», afirmou Durão Barroso numa entrevista ao «Le Monde».
O ex-primeiro-ministro português falou na «ética de responsabilidade europeia que nos obriga a explicar aos cidadãos o que cada um pode fazer».
Na entrevista, Durão Barroso lembrou ainda que a Comissão Europeia tinha demonstrado disponibilidade para receber os sindicatos da empresa norte-americana que pretende despedir seis mil empregados na Europa, 1240 dos quais em França.
«A Comissão propôs a criação de fundos para fazer face aos efeitos da mundialização e este fundo foi recusado por alguns Estados, como a França», concluiu o presidente da Comissão Europeia.