O Estrela da Amadora garantiu, esta segunda-feira, a permanência na Liga de futebol, ao conseguir um precioso empate 0-0 com o Vitória de Setúbal no jogo de encerramento da 28ª jornada, que manteve os sadinos no sexto lugar.
Corpo do artigo
O Estrela da Amadora cedo deixou perceber que pretendia, pelo menos, garantir um empate frente à equipa sadina, a qual esteve alguns furos abaixo do nível exibicional e, por isso, falhou a possibilidade de ultrapassar o Belenenses no quinto posto.
Com Cláudio Pitbull a produzir muito pouco, o Vitória de Setúbal ficou sem "motor" e nunca conseguiu criar jogadas de perigo junto à baliza de Nélson.
Um remate do brasileiro, que um defesa do Estrela da Amadora ainda desviou contra a barra da própria baliza, aos 13 minutos de jogo, foi a única excepção na etapa inicial, o que motivou algumas manifestações de desagrado por parte dos adeptos sadinos.
O Estrela da Amadora não fez melhor, limitando-se a tentar a sorte com remates de meia distância, mas também sem conseguir surpreender o guarda-redes Eduardo.
Na etapa complementar, a toada morna do jogo não se alterou, apesar de as duas equipas terem criado algumas jogadas de perigo.
O médio Elias construiu a melhor jogada do Setúbal aos 56 minutos, ultrapassando dois adversários e colocando a bola na zona frontal em Cláudio Pitbull, mas o brasileiro optou por fazer novo passe para Bruno Severino, permitindo a intercepção da defesa adversária.
À medida que o tempo passava, o Estrela da Amadora redobrava os esforços na sua linha defensiva e conseguia afastar a bola da sua zona de perigo, beneficiando também da apatia sadina.
O resultado final premeia a eficácia defensiva do Estrela da Amadora e constitui um castigo merecido para a fraca produtividade da equipa sadina, que está a pagar o preço de ter estado durante muito tempo em várias frentes (Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal) com um plantel muito curto.