O empresário Américo Amorim fechou, na terça-feira à noite, um negócio para a compra de 14 por cento da Galp Energia e vai pagar mais de 720 milhões de euros.
Corpo do artigo
A EDP - Energias de Portugal vendeu a posição que detinha na petrolífera e assim conseguiu um encaixe de quase 400 milhões de euros, depois de descontados os impostos.
Com esta compra, o Grupo Amorim transforma-se no quarto maior accionista da Galp Energia atrás da REN (Rede Eléctrica Nacional) e ainda da italiana ENI.
A EDP justifica a venda dos 14 por cento que detinha na Galp Energia com o facto da participação ter deixado de ser estratégica a partir do momento em que a reestruturação do plano energético foi chumbado em Bruxelas.
A EDP revelou ainda que Américo Amorim vai poder pagar as acções da Galp em prestações. Neste momento vai pagar 20 por cento do valor acordado e o restante até 30 de Janeiro do próximo ano.
O ministro da Economia, Manuel Pinho, interrogado pelos jornalistas, demonstrou estar satisfeito o negócio, mas preferiu não avançar comentários alargados sobre a transacção.