O canoísta português Emanuel Silva apurou-se para a final de K1 1000 metros, ao ser terceiro na segunda meia-final da prova. O jovem de 18 anos terminou a pouco mais de dois segundos do vencedor da série, o canadiano Adam van Koeverden.
Corpo do artigo
O português Emanuel Silva assegurou o acesso à final de K1 1000 metros, ao ser terceiro na segunda série das meias-finais, numa prova ganha facilmente pelo canadiano Adam van Koeverden.
O jovem canoísta nacional fez praticamente toda a prova em terceiro lugar, registando o tempo de 3.29,942 minutos, mais de segundos atrás do vencedor da série, o vice-campeão mundial de 2003.
Emanuel Silva revelou-se bastante satisfeito por ter chegado a esta final, qualificando de «sonho magnífico» a passagem à prova decisiva, algo que esperava apenas concretizar-se em Pequim, nos Jogos de 2008.
Por esta razão, o canoísta nacional não quer pensar em medalhas, até porque considera que os primeiros lugares estão «definidos à partida».
«Temos de ser realistas. À partida, há muitos atletas que estão aqui na luta pelas medalhas, atletas de grande valor. O meu objectivo está cumprido, agora vamos ver o que se vai passar na final», afirmou Emanuel Silva.
O canoísta do Clube Fluvial de Merelim ficou ainda bastante satisfeito com o apoio recebido pelos seus familiares e amigos em Portugal, em especial dos pais que «logo pelas quatro da manhã de Portugal me estavam a dar muita força».
«Está tudo numa grande euforia. Tudo muito contente. Estou muito feliz», concluiu o campeão e vice-campeão mundial de juniores de K1 500 e 1000 metros, respectivamente.