Emanuel Silva qualificou-se para as meias-finais de K1 500 metros, ao ser quarto na sua série. O campeão do mundo de juniores, de apenas 18 anos, gastou 1.40,067 segundos, mais 2,476 segundos que o canadiano Adam van Koeverdan, vencedor da série.
Corpo do artigo
O canoísta português Emanuel Silva apurou, esta terça-feira, para as meias-finais de K1 500 metros, ao ser quarto na sua série, num apuramento em que apenas o pior das quatro séries foi afastado.
O jovem português de apenas 18 anos referiu que não «largou bem» e que tentou recuperar durante a prova, embora não9 seja fácil fazê-lo dada a curta distância.
Emanuel Silva referiu ainda o forte vento à partida para a prova e o facto de ter ficado apenas atrás de alguns dos melhores especialistas da distância, entre eles vice-campeão mundial de K1 500, o canadiano Adam van Koeverden, que venceu a série em que participou.
O caníosta do Clube Fluvial de Merelim voltou a dizer que o seu principal objectivo é chegar à final de 500 metros, bem como à de 1000 metros.
«Estou aqui para competir e não vou abdicar de tentar chegar à final de 1000, nem dos 500. O treinador [José Santos] diz que tenho de dar o máximo para uma boa participação e é o que vou fazer», acrescentou.
Emanuel Silva, que vai tentar uma medalha nestes Jogos Olímpicos caso isso sdeja possível, lembrou ainda «está a trabalhar para Pequim e talvez aí já corra para as medalhas».
O canoísta disputa a meia-final de K1 1000 na quarta-feira, fazendo na quinta-feira a meia-final de 500.