A embaixada indonésia em Camberra está encerrada e 22 funcionários vão ficar isolados durante 48 horas, depois de ter chegado ao local, esta quarta-feira, um envelope com um pó, que se trata de um «agente biológico».
Corpo do artigo
O primeiro-ministro, Jonh Howard, explicou que o pó se encontrava num envelope dirigido ao embaixador indonésio, Imron Cotan, e que é a primeira vez que acontece em território australiano um ataque deste género.
«Não se trata de um pó branco inócuo, mas de um tipo de agente biológico. Não sou cientista, mas disseram-me que pertence ao grupo de bacilos», adiantou.
O caso poderá estar relacionado com a história de Schapelle Corby, uma esteticista australiana de 27 anos, condenada, sexta-feira, em Bali, a 20 anos de prisão por tráfico de drogas.
A hipótese foi lançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Alexandre Downer.
«Após os testes verificou-se que se trata de um agente biológico, sendo necessários outros testes para determinar de que substância se trata», disse o ministro no parlamento.
O governo da Austrália condenou este acontecimento, considerando que poderá prejudicar as relações entre Camberra e Jacarta.