O FC Porto tornou-se este domingo o primeiro líder isolado da Liga Portuguesa de Futebol, ao beneficiar dos empates do Sporting de Braga e do Nacional da Madeira, depois de ontem ter batido em casa o Belenenses (2-0), em encontro da quinta ronda.
Corpo do artigo
A formação comandada por Co Adriaanse soma agora 13 pontos, mais dois do que o Sporting de Braga e o Nacional da Madeira - "empatados" respectivamente na Amadora e em Leiria -, que poderão ser ultrapassados pelo Sporting, caso os "leões" vençam hoje frente ao Setúbal.
Se os "dragões" venceram, as formações que compartilhavam a liderança cederam empates, sendo que, especialmente no caso do Nacional, tratou-se de mais um resultado positivo para a equipa de Manuel Machado, que continua invicta (três vitórias e dois empates).
Para ao Sporting de Braga, com mais ambições, o empate a zeros com o Estrela da Amadora acaba por não ser um grande resultado, mas, face ao que se passou na Reboleira, Jesualado Ferreira nem se pode queixar, uma vez que a formação da Reboleira esteve mais perto de chegar ao triunfo.
Amadora soma mais um ponto
Quanto ao Estrela da Amadora, foi mais um ponto somado, a juntar aos quatro que já tinha (todos conquistados em casa), enquanto para a União de Leiria a situação é bem mais negativa, já que a equipa continua sem ganhar (dois empates e três desaires).
O conjunto leiriense poderá estar à beira de mudar de treinador: José Gomes, que já tinha tido uma má experiência na divisão principal (durou oito rondas no Paços de Ferreira, em 2003/2004), pode vir a ser o segundo "chicoteado" da época, depois Juca (Marítimo).
Segundo triunfo do Naval
Nos outros encontros de hoje, destaque para o segundo triunfo da Naval, que bateu em casa o Rio Ave, graças a um golo de Nelson Veiga (35 minutos), e o regresso às vitórias do Gil Vicente, vencedor na recepção ao Paços de Ferreira por 2-0.
O defesa francês Gregory, aos 10 minutos, e o médio brasileiro Williams, aos 36, selaram o terceiro sucesso na prova do "onze" comandado por Ulisses Morais, autor da maior surpresa do campeonato, quando, à segunda ronda, venceu por 2-0 no Estádio da Luz.