Os clientes portugueses da Afinsa vão ser informados do plano para viabilizar a empresa. Converter os credores em accionistas ou diversificar os negócios são algumas das medidas para compensar os clientes lesados com a burla de selos.
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Os clientes portugueses da Afinsa vão ser informados esta quarta-feira, no Porto, do plano que foi elaborado para viabilizar a empresa e para compensar os milhares de clientes lesados com a burla com selos.
A directora da Afinsa em Portugal, Maria do Carmo Lencastre, adiantou à agência Lusa que «espera uma grande receptividade dos clientes nacionais» e sublinhou que se trata de um «plano credível e sustentado».
Cerca de 190 mil clientes portugueses da Afinsa foram lesados com a burla dos selos e agora reclamam um crédito de 120 milhões de euros.
O encontro tem como objectivo informar os clientes portugueses dos termos do plano de viabilidade apresentado a 22 de Novembro em Espanha pelo ex-presidente da Afinsa, Juan António Cano Cuevas.
O plano já apresentado prevê que os 190 mil credores da Afinsa sejam convertidos em accionistas, devolvendo-lhes em 10 anos os cerca de 1.956 mil milhões de euros reclamados.
Para a recuperação de créditos, o plano prevê, ao longo de 10 anos, a venda dos selos que foram comprados pelos clientes e a diversificação de negócios, nomeadamente através da comercialização de outros activos como diamantes e ouro.
O arranque do plano está ainda dependente de vários procedimentos jurídicos, como o acordo de credores representantes de pelo menos 50,01 por cento das dívidas e o aval do juiz responsável pelo processo.