Já foi encontrado o terceiro dos quatro corpos soterrados desde ontem em Frades, no concelho de Arcos de Valdevez. As buscas estão prestes a ser de novo interrompidas.
Corpo do artigo
Foram já encontrados três dos quatro corpos soterrados em Frades, dois homens e uma mulher. As operações de resgate estão prestes a ser suspensas.
Os cães da GNR utilizados nas buscas de quatro pessoas soterradas em Arcos de Valdevez encontraram o segundo cadáver hoje ao fim da manhã, disse à Lusa o oficial de serviço no Comando daquela força militarizada em Lisboa.
A vítima agora encontrada era pai de uma mulher encontrada hoje de manhã, também devido ao trabalho dos cães de busca e salvamento da GNR.
A Companhia Cinotécnica da GNR tem no local quatro binómios homem/cão.
Continua desaparecida uma das quatro pessoas.
A tragédia aconteceu pelas 16:30, quando uma violenta tromba de água se abateu sobre o lugar de Frades, freguesia da Portela, daquele concelho, destruindo completamente duas casas e causando sérios danos em outras tantas.
No local encontram-se os bombeiros e a Cruz Vermelha, que oferece um espaço nas suas instalações para acolher as pessoas desalojadas. A Câmara Municipal, que esteve no local com escavadoras, suas e alugadas, já pediu mais ajuda.
Ainda assim, o presidente da Junta de Freguesia da Portela critica a falta de ajudas aos bombeiros e já apelou ao auxílio do exército.
«Acho que devia estar aqui o exército a ajudar os bombeiros. Isto é uma vergonha. Parece que não pertencemos a Portugal, pertencemos a Espanha», considerou à TSF.
O governador de Viana do Castelo, Oliveira Silva, também se deslocou ao local para acompanhar as buscas e quanto às críticas da população de Frades e do presidente da Junta de Freguesia da Portela, «são os meios possíveis e adequados tendo em conta a zona e os acessos», considerou.