Os ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e Índia vão concretizar terça-feira em Lisboa um acordo bilateral de cooperação, no sentido de reforçar os laços entre os dois países, na área científica.
Corpo do artigo
Uma iniciativa de cooperação bilateral, vai ser concretizada terça-feira entre os ministros da Ciência e da Tecnologia de Portugal e da Índia.
O acordo bilateral de cooperação científica e tecnológica Portugal - Índia foi estabelecido em 1998 e vai agora ser assinado em Lisboa o programa de acção para 2001 e 2002.
O programa, que será assinado por José Mariano Gago e Murli Manohar Joshi, abarcará áreas temáticas como a oceanografia, tecnologias de informação, biologia celular e molecular, biotecnologia e ciências dos materiais.
Atendendo à importância dos recursos marinhos dos dois países, será também assinado um Memorando de Entendimento na área das Ciências do Mar, anunciou o Ministério da Ciência e Tecnologia.
Este memorando tem como fim estreitar as relações entre as instituições científicas e tecnológicas de ambos os países, nomeadamente nas áreas da energia dos oceanos, detecção remota para a monitorização dos oceanos, gestão da zona costeira integrada e robótica submarina.
A visita do ministro indiano a Lisboa deve-se ao convite do seu homólogo, José Mariano Gago(na foto).