«No Lumiar da Inovação» é o nome de um encontro científico internacional, que o INETI promove de 19 a 23 de Novembro. O instituto assume a missão de promover a inovação tecnológica, com orientação empresarial, contribuindo para o aumento de produtividade das empresas.
Corpo do artigo
«No Lumiar da Inovação» é o nome de um encontro científico internacional, que o Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI) promove, na terceira semana de Novembro.
Carlos Campos Morais, presidente do Instituto considera este encontro como uma oportunidade para o INETI mostrar o que faz, e o que pode fazer pelos portugueses, na Europa e no Mundo.
Vão ser convidados a participar mais de três mil protagonistas, portugueses e estrangeiros, incluindo o comissário europeu da Investigação, Philippe Busquin.
Os temas vão ser diversificados, estando a ser estudada a possibilidade de montar uma exposição, que ilustre momentos desde o tempo dos dinossauros até ao da edição do filme de ficção científica «Matrix», passando por realidades como os talibã, ou as histórias de Flash Gordon.
A agenda do encontro abordará temas como: «O passado: um presente para o futuro» ou «Um Estado culto e educado», que terá como base a competitividade tecnológica e de actualidade dos laboratórios do Estado.
Outros temas terão ainda lugar, no encontro científico, de 19 a 23 de Novembro.
Os organizadores estão a contar com uma participação, que poderá ter uma assistência na ordem das 500 pessoas.
O INETI nasceu há 23 anos, e assume a missão de promover a inovação tecnológica com orientação empresarial, contribuindo para o aumento de produtividade das empresas, no quadro de um progresso sustentável da economia.
Um dos objectivos de Carlos Campos Morais, é reestruturar a instituição, de forma a configurá-la como moderno Laboratório do Estado, ao serviço da inovação empresarial e defesa do cidadão, com implantação regional e nacional, num novo espaço de investigação Europeu.