O vaivém espacial «Endeavour» regressa amanhã à Terra, depois dos astronautas instalarem os dois maiores painéis solares do mundo na Estação Internacional Espacial, o maior laboratório orbital do século XXI.
Corpo do artigo
Os astronautas concluíram hoje todos os preparativos para voltar à Terra no vaivém «Endeavour», na segunda-feira, anunciou a NASA.
O regresso realiza-se após uma missão de 11 dias que consistiu em instalar os dois maiores painéis solares do mundo na Estação Internacional Espacial (EIE).
A aterragem está prevista para as 18:04 locais (23:04 de Lisboa) no centro espacial Kennedy. O «Endeavour» desacoplou sábado da Estação.
Depois de algumas dificuldades iniciais no desdobramento dos painéis solares, no fim de três passeios espaciais os astronautas conseguiram iluminar, na quarta-feira, todos os módulos da Estação.
No final de completarem a missão para que foram enviados ao espaço, executada com a ajuda do canadiano Marc Garneau aos comandos do braço robotizado da nave, visitaram no sábado a tripulação que está no interior da estação espacial há cinco semanas.
Foi a primeira visita que os elementos da expedição receberam desde que iniciaram esta aventura do século XXI.
O comandante da Endeavour, Brent Jetf, assim como os colegas, entraram no módulo Unity da estação e trocaram apertos de mãos e sorrisos com os visitantes vindos da terra para iluminar a estação espacial.