Num final de ano, em que tanto se apela ao bom senso dos "pés bem assentes no chão", a notícia da inauguração de um comboio que levita é, sem dúvida, das mais estimulantes.
Corpo do artigo
Logo, haverá milhares de câmaras ligadas à internet que mostrarão a passagem do ano em todas as latitudes e longitudes. Que festejará toda essa gente ? Se bem que ninguém queira ficar neste 2002 de má memória, o problema está em que 2003 é também anunciado como muito pouco entusiasmante. Então, para quê as imagens da festa em Times Square ? As apitadelas nos Campos Elísios, ou mesmo o fogo de artifício na Madeira ?
Andar, sem pôr os pés no chão, flutuar, pode ser a solução. Não se trata de pura especulação. Hoje mesmo, na China, o chanceler alemão Shröeder e o primeiro ministro chinês Zhu Rongji, estão lado a lado na inauguração do primeiro comboio que utiliza a levitação magnética.
O Maglev Transrapido, nascido de uma colaboração sino-germânica, vai ligar o aeroporto internacional de Shangai ao centro da cidade. São 33 quilómetros que se fazem em 7 minutos à velocidade de 400 km/h. Foram precisas décadas de investigação e experiência, mas o princípio da levitação magnética, que permite fazer flutuar um objecto graças a um campo magnético criado por dois ímans, é conhecido há muito.
O comboio chamado de Maglev, de "magnetic levitation", tem custos muito elevados e por isso só agora surge o primeiro. As descrições e as fotografias estão na internet no site «transrapid». E é para que se saiba : num mundo de "pés no chão" há ainda quem insista, e consiga, levitar seriamente em direcção ao futuro. É, como sempre, uma questão de sonho.
Século XXI
Dias úteis, 12h50m