O Sp. Braga foi afastado pelo Hearts da Taça UEFA, após não ter ido além de um empate em casa a dois golos. Depois da derrota na Escócia por 3-1, os bracarenses ainda se aproximaram do adversário, mas foram traídos por erros defensivos.
Corpo do artigo
O Sp. Braga falhou, esta quinta-feira, a passagem à fase de grupos da Taça UEFA, ao empatar em casa frente aos escoceses do Hearts a dois golos, após uma derrota na primeira «mão» por 3-1.
A precisar de marcar dois golos e de não sofrer, a formação orientada por Jesualdo Ferreira até começou bem, uma vez que aos 12 minutos já tinha alcançado metade dos seus objectivos, na sequência de um golo de João Tomás.
Só que dois erros defensivos dos bracarenses deitaram tudo a perder, numa altura em que os portugueses tudo faziam para chegar ao 2-0, que lhes daria vantagem na eliminatória.
Aos 27 minutos, o central Paulo Jorge desentendeu-se com o seu guarda-redes Paulo Santos, num lance em que De Vries se intrometeu e acabou por marcar o golo da igualdade.
Tudo se complicou ainda mais, quando dois minutos passados após o intervalo, o guardião Paulo Santos não segurou um remate fraco de De Vries, permitindo que o Hearts passasse para a frente do marcador.
A partir daqui, os escoceses fecharam-se na sua defensiva, ao passo que os nortenhos demoraram algum tempo a acentuar a pressão sobre os seus oponentes, que acabaria por dar frutos à passagem dos 72 minutos.
Paulo Sérgio testou primeiro os reflexos do guarda-redes escocês num grande remate, que Gordon sacudiu para canto. Depois, os bracarenses tiveram três cantos seguidos, acabando por marcar no último por intermédio de Jaime, num cabeceamento fácil.
Até final, João Tomás ainda conseguiu introduzir a bola da baliza de Gordon, mas o árbitro da partida invalidou o lance, devido a um fora-de-jogo.
Sob a arbitragem de Anton Stredak, da Eslováquia, as equipas alinharam da seguinte forma:
Sp. Braga:
Sp. Braga: Paulo Santos, Abel (Baha, 60'), Nem, Paulo Jorge, Jorge Luiz, Jaime, Kenedy (Castanheira, 42'), Vandinho, Wender (Cesinha, 67'), João Tomás e Paulo Sérgio.
Suplentes: Marco, Barroso, Castanheira, Baha, Nunes, Cesinha e Cândido Costa.
Hearts:
Hearts: Craig Gordon, Maybury, Kisnorbo, Pressley, Webster, Stamp (Pereira, 83'), de Vries (McKenna, 77'), Hartley, MacFarlane, Nielson e McAllister.
Suplentes: Moilanen, McKenna, Wyness, Pereira, Hamill, Berra e Stewart.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Kenedy (8'), McAllister (11'), Stamp (32'), João Tomás (33'), de Vries (45'), MacFarlane (50') e Hartley (71').