A Escola Secundária Eça de Queirós da Póvoa de Varzim promove, esta quarta-feira, uma maratona de leitura do «Memorial do Convento» de José Saramago, livro que provoca reacções diferentes junto dos alunos.
Corpo do artigo
A Escola Secundária Eça de Queirós da Póvoa de Varzim promove, esta quarta-feira, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, doze horas consecutivas de leitura do livro «Memorial do Convento» de José Saramago.
A reportagem da TSF ouviu alguns alunos do 12º ano, a quem o livro do Nobel da Literatura provocou reacções diferentes.
«Fiquei apaixonada pela obra», o que fez com que «não a conseguisse parar de ler, mesmo com a dificuldade» do texto, disse Cristina, considerando «um boato» o facto de se dizer que José Saramago é um escritor difícil.
Para Raquel, a leitura do «Memorial do Convento» revelou-se «bastante difícil», por ser «muito pesada» e ter uma «pontuação que também não facilita a leitura».
Esta homenagem na Escola Secundária Eça de Queirós da Povoa de Varzim ocorre no dia da inauguração da exposição «A consistência dos Sonhos», sobre a vida e obra de José Saramago, no Palácio da Ajuda em Lisboa.