A luz branca avistado na noite de terça-feira nos céus de Portugal não gera consenso. Alguns especialistas e autoridades acreditam que era um OVNI. Mas o astrónomo José Matos garante que foi o mero reflexo de um satélite.
Corpo do artigo
Terça-feira à noite, várias pessoas de Norte a Sul do país relataram ter visto uma luz grande e intensa, branca, com fumo e sem som, que foi também detectada por controladores de tráfego aéreo e por radares da Força Aérea.
O astrónomo José Matos defende que a luz branca é o reflexo de um satélite que voltará a ser visto esta quarta-feira à noite.
«O fenómeno observado tratou-se na verdade de um satélite Iridium. Estes satélites de comunicações orbitam a cerca de 780 quilómetros de altura. Cada um deles tem três antenas planas e polidas, como se fossem espelhos, que podem reflectir a luz solar», explicou à TSF.
«Se as condições de posicionamento forem favoráveis, o brilho do satélite pode chegar a ser extremamente forte. Foi isso que aconteceu terça-feira por volta das 11:30 da noite», defendeu o conhecido divulgador de astronomia.
Radares da Força Aérea registaram «um alvo»
O porta-voz da Força Aérea, Coronel Carlos Barbosa, disse à TSF que os radares de defesa área registaram «um alvo» durante dois ou três minutos que «não era nenhum avião identificado como tal».
O fenómeno foi também detectado por controladores de tráfego aéreo de Beja e Montijo e ainda avistado pelos bombeiros do aeroporto de Lisboa, disse o coronel Carlos Barbosa.
O comando operacional elaborou relatórios com o reportado, que «serão tratados pela Força Aérea em termos militares», acrescentou, salientando que o radar nunca poderia detectar uma luz «porque precisa de encontrar uma superfície com massa para reflectir o sinal do radar e ser recebido nos nossos ecrans».
Luz branca avistada nos céus é um «ovni»
José Fernando Monteiro, do departamento de geologia da Faculdade de Ciências de Lisboa, descartou a possibilidade de se tratar de um fenómeno astronómico, meteorológico ou da queda de fragmentos de um satélite.
Fernando Monteiro consultou ainda informações do Comando de Defesa Aeroespacial norte-americano, eliminando a hipótese de se ter tratado da queda de um satélite ou fragmentos deste tipo de aparelho.
«Com toda a franqueza, e com os dados que tenho, digo que se trata de um ovni, no sentido em que é, até agora, um objecto voador não identificado», disse José Fernando Monteiro à Agência Lusa, reconhecendo o seu cepticismo em relação a fenómenos extraterrestres.
De terça para quarta-feira, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) recebeu cerca de 20 chamadas de pessoas de vários pontos do país que avistaram a luz branca nos céus.