O PSD assegurou ao Presidente da República que a coligação entre sociais-democratas e o CDS-PP é para se manter até 2006. Em Belém, Rui Rio, que chefiou a delegação do seu partido, desvalorizou o veto presidencial «central de informações» do Governo.
Corpo do artigo
Uma delegação do PSD assegurou, esta terça-feira, ao Presidente da República que a coligação entre sociais-democratas e populares é para manter até 2006, independentemente da forma que os dois partidos escolham para concorrer às próximas legislativas.
«A estabilidade da coligação até 2006 é perfeitamente inquestionável. Há unanimidade no partido de que a coligação deve continuar até 2006», garantiu o primeiro vice-presidente do PSD Rui Rio após uma reunião de mais de uma hora com Jorge Sampaio.
O presidente da Câmara do Porto esclareceu ainda que a deslocação a Belém justificou pelo facto de os sociais-democratas sentirem a necessidade de confirmarem claramente a establidade da coligação isto depois das críticas surgidas no Congresso do PSD de Barcelos.
«O senhor presidente não apresentou nenhuma dúvida, nós é que entendemos que era preciso esclarecerduas coisas distintas: uma coisa é o que os partidos vierem a decidir e outra é a estabilidade da coligação até 2006 e essa é inquestionável», acrescentou.
Rio reiterou ainda o empenho dos sociais-democratas em continuar a reforma da Justiça e deu pouco importância ao veto presidencial à «central de informações» do Governo.
«Aquilo que se propunha não era nada de transcendente, mas também não era nada de fundamental», comentou o autarca, que aproveitou para elogiar o Orçamento de Estado para 2005, uma vez que alivia os sacrifícios dos contribuintes sem aumentar o défice.
Rui Rio esteve em Belém acompanhado do secretário-geral do partido, Miguel Relvas e dos vice-presidente Helena Lopes da Costa e Vítor Cruz.