Técnicos da agência espacial americana NASA estão a tentar resolver vários problemas que levaram à interrupção do funcionamento de vários sistemas na Estação Espacial Internacional (EEI).
Corpo do artigo
Os três principais computadores de bordo ou não funcionam ou pararam de enviar dados para o Centro de Controle da Missão em Huston, Texas. Os técnicos acreditam que se trata de um problema de software.
O vaivém «Endeavour», que se encontra acoplado à estação espacial, está a ser usado para a comunicação entre o centro de controle e a tripulação da EEI, que inclui dois americanos e um russo.
Um porta-voz da NASA afirmou que não há risco imediato para os astronautas, mas admitiu que o problema enfrentado não tem precedentes.
Se o problema persistir, segundo a mesma fonte, a visita do milionário americano Dennis Tito, classificada como «o primeiro turista espacial», pode ser adiada.
O gerente das operações da NASA, Milt Heflin, afirmou que a situação «é estranha para nós e estamos a tentar descobrir o que aconteceu».
De acordo com a mesma fonte, a estação continua a realizar tarefas automáticas, como o posicionamento dos seus painéis solares e manutenção de sistemas vitais.
O primeiro teste do braço mecânico instalado na estação foi cancelado pela NASA. Se os problemas da estação forem corrigidos, o teste será realizado na sexta-feira.
A Estação Espacial Internacional está a ser construída por um consórcio formado pelos Estados Unidos, Rússia, Canadá, Europa, Japão e Brasil.