O euro atingiu, esta quarta-feira, um novo máximo histórico nos 1,53 dólares, mais três cêntimos que o valor alcançado na segunda-feira. Os ministros das Finanças da União Europeia já se mostraram precupados com a valorização da moeda única. O petróleo também bateu hoje um novo recorde.
Corpo do artigo
O moeda única europeia atingiu hoje um novo máximo histórico, ao atingir, pela primeira vez, a barreira de 1,53 dólares, o que representa uma subida de três cêntimos face ao recorde alcançado na passada segunda-feira.
Terça-feira, os ministros da Finanças da União Europeia tinham-se mostrado preocupados com esta valorização do euro, tendo lembrado à administração norte-americana a necessidade de adoptar medidas que sustenham a queda do dólar.
Também o petróleo bateu há pouco um novo recorde. Nos Estados Unidos, as reservas estão abaixo do que se previa e a informação teve reflexos imediatos no mercado de Nova Iorque, onde o preço de um barril atingiu 104,56 dólares.
Em Londres, o petróleo está também em alta, mas sem atingir um novo máximo. Um barril de crude estava a ser transaccionado 100,77 dólares.
A organização dos Países Exportadores de Petróleo optou por não aumentar a produção. George Bush tinha afirmado ontem que a OPEP cometia um erro ao não fazer nada para baixar os preços.
Os mercados esperavam que o recado obtivesse algum eco. Mas a verdade é que a produção de petróleo vai manter-se inalterada.