Vai ser lançado, esta quinta-feira, um novo Dicionário de Termos Europeus. O trabalho foi coordenado pelo eurodeputado português Carlos Coelho e mais de 38 especialistas ajudaram a traduzir mais de 500 termos.
Corpo do artigo
O dicionário começou a ser desenhado há um ano, quando se falava num referendo sobre o tratado da Constituição Europeia.
«Na altura, quando ainda estava de pé a possibilidade de um referendo sobre um tratado europeu, percebemos que faltava às pessoas informação de base sobre a questão da Europa», explicou Carlos Coelho.
Trinta e oito especialistas participaram na pesquisa para encontrar as melhores definições de 500 palavras. «O que é Conselho, o Parlamento, o Tribunal das Comunidades Europeias, a questão da Turquia, o alargamento da Europa»,
Tudo para aproximar os portugueses da União Europeia. «Porque há uma série de dúvidas dos cidadãos relativamente à questão comunitária que tem de ser respondida, e não deve ser num texto chato e denso, num dicionário cada um pode facilmente procurar o termo em que tem duvidas», sublinhou.
Esclarecer e informar são os dois motes do Dicionário de Termos Europeus que vai ser lançado esta tarde, na presença do Presidente da República Jorge Sampaio.