A Europa está a ser afectada pelo mau tempo que assola vários pontos do mundo. Espanha, Itália, Inglaterra e Escócia são exemplos de países que vivem num cenário de chuva, ventos fortes e muito frio.
Corpo do artigo
O mau tempo está a afectar todo o planeta, com gelo, neve e muito, muito frio.
Na Grã-Bretanha, as baixas temperaturas começaram a sentir-se logo de madrugada. As estradas cobriram-se de gelo e as vias férreas encontram-se obstruídas pela neve em vários locais, sendo neste momento os transportes a maior preocupação.
O nevoeiro persiste e irá manter-se durante toda a manhã, num dos dias mais invernosos de Dezembro.
A Península Ibérica também não escapou às condições meteorológicas adversas, sendo este mês considerado um dos mais chuvosos do século.
Em Espanha, a Protecção Civil espanhola colocou ontem em estado de alerta 10 províncias, encerrou 12 portos marítimos e, neste momento, ainda existem 15 estradas principais com circulação bastante difícil.
Nos próximos dias esperam-se ventos fortes na «vizinha» Espanha, com rajadas perto dos 110 quilómetros por hora, frio intenso e neve em quase todas as regiões com altitude superior a 600 metros.
Por cá, o mau tempo vai manter-se pelo menos até ao dia de Reis, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia. Nas últimas horas a chuva diminui de intensidade em todo o país, mas há ainda duas zonas que estão a preocupar a Protecção Civil.
«A situação é calma. A precipitação diminuiu e, portanto, as situações que se mantêm mais preocupantes são o Ribatejo, onde ainda existe submersão das estradas e o isolamento de Reguengo do Alviela, e em relação à zona de Águeda, onde também o rio transbordou e inundou algumas estradas que se encontram intransitáveis», indicou Moura Simões.
Neste momento, há seis portos com as barras fechadas, mas não há motivos para alarme.