As bolsas europeias encerraram a sessão em forte queda, depois do tombo das tecnológicas ter arrastado os mercados para valores próximos dos mínimos de dois meses.
Corpo do artigo
As praças europeias encerraram a sessão de hoje em forte queda, assoladas por uma 'onda negra' provocada pelos maus resultados da norte-americana Mícron Technology e com os sons de uma guerra no Iraque a dar um empurrão final.
O sector das tecnológicas deu um forte trambolhão depois da congénere MicronTechnology ter surpreendido os investidores ao apresentar um prejuízo avultado no primeiro trimestre fiscal de 2003.
As tecnológicas Infineon Technologies e ASML lideraram as quedas do sector na Europa, mas as perdas acabaram por generalizar-se um pouco a todos os sectores.
As descidas ultrapassaram as subidas numa escala de quatro para um, com os investidores a prepararem-se para uma segunda Guerra no Golfo, depois dos EUA e Grã-Bretanha terem declarado que o relatório iraquiano, sobre o armamento do país, «falhou por omissão».
No mercado cambial, o euro pouco reagiu às tensões crescentes entre EUA e Iraque. Já o preço do petróleo subiu em flecha, depois do ligeiro recuou verificado durante a manhã.
Nas contas dos índices, Londres perdeu 1,88 por cento para 3835.2 pontos, Frankfurt recuou 3,74 por cento para 3022.69 pontos, Paris deslizou 1,95 por cento para 3077.39 pontos, Milão derrapou 2,02 por cento para 17640 pontos, Madrid cedeu 1,77 por cento para 6155.8 pontos.