Os responsáveis de onze campeonatos europeus, incluíndo o português, chegaram hoje (terça-feira) a acordo sobre os períodos de transferências de jogadores. Se o projecto for aprovado, as inscrições de atletas só serão possíveis duas vezes por ano.
Corpo do artigo
O Comité de Futebol Profissional da UEFA, formado por representantes das 11 principais Ligas Europeias, chegou hoje (terça-feira) a acordo acerca da criação de dois períodos de transferências de jogadores.
Para os países cuja época é estipulada de acordo com o calendário anual, entre os quais Portugal, o período de transferências de Verão será de 1 de Julho a 31 de Agosto, e o de Inverno de 15 de Dezembro até 31 de Janeiro.
Nos restantes países, os períodos de transferência serão desde o final das provas internas até 31 de Agosto, e de 1 a 31 de Janeiro, no período de Inverno.
O projecto dos onze campeonatos - onde se inclui Portugal, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, Holanda e Suíça - visa harmonizar as transferências na Europa e será agora submetido a aprovação do Comité Executivo da UEFA.
O projecto prevê a inscrição de jogadores fora destes períodos apenas em situações de emergência, como por exemplo a lesão grave de um guarda-redes.