O exército israelita propôs iniciar a evacuação forçada dos colonatos da Faixa de Gaza, que deverá começar quarta-feira, pelos «mais difíceis», anunciou a rádio israelita.
Corpo do artigo
A rádio não forneceu, contudo, mais pormenores sobre a ordem segundo a qual a evacuação será efectuada.
O exército israelita anunciou ter concluído sem incidentes a evacuação do primeiro dos 21 colonatos da Faixa de Gaza, o de Dugit, no norte daquele território palestiniano ocupado há 38 anos.
Em conferência de imprensa, o comandante das forças israelitas na Faixa de Gaza, o general Dan Harel, indicou que a evacuação do maior colonato naquele território, Neve Dekalim, começará «dentro de algumas horas».
«Informámos os dirigentes dos colonos desta decisão. A evacuação serão não-violenta pelo menos até amanhã (quarta-feira), declarou o oficial.
Até agora, cerca de metade dos colonos da Faixa de Gaza abandonaram as respectivas casas, no segundo dia da evacuação, indicou um dos responsáveis pelo plano de retirada, Eival Giladi.
O ultimato para a saída voluntária termina às 24:00 de hoje (23:00 em Lisboa), hora a partir da qual os restantes colonos serão desalojados pela força.