A partir de 1 de Outubro, a cidade italiana de Turim acolhe uma mostra de mais de 80 retratos de artistas como Rafael, Rubens, El Greco e Goya, cedidos pelo Museu de Belas Artes de Budapeste.
Corpo do artigo
A exposição, intitulada «De Rafael a Goya», reunirá no Palazzo Bricherasio obras destes pintores e de outros como Tiziano, Tintoretto e Van Dyck, escolhidas de entre uma ampla colecção do museu húngaro.
Segundo os organizadores, a mostra pretende percorrer a moda, os gostos e os comportamentos da sociedade de então fazendo uma análise das posições sociais e dos dotes intelectuais e morais dos personagens retratados.
Na primeira parte da exposição intitulada «A Imagem do Indivíduo», poderão ser vistos quadros como «Retrato do Jovem», de Rafael ou o retrato da autoria de Francisco Goya «A Senhora Bermúdez».
«De Rafael a Goya» prossegue com «Estudos do real», em que poderão ser admiradas obras de artistas como Rubens, antes de passar à área dedicada aos «Soberanos», com retratos de reis e nobres da corte realizados por pintores como Tiziano ou Tintoretto.
A exposição, que estará patente no Palazzo Bricherasio até 23
de Janeiro de 2005, terá ainda um espaço dedicado à evolução dos retratos de família e auto-retratos de alguns dos artistas da época.