A história dos 20 anos da integração de Portugal e Espanha na União Europeia (UE) é contada, a partir desta quinta-feira, numa exposição que será inaugurada no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas.
Corpo do artigo
A mostra contém duas centenas de fotografias, "cartoons" e primeiras páginas de jornais que retratam o período mais próspero da história dos dois países da península ibéricos, como definiram os governos português e espanhol, cujos chefes, José Sócrates e José Luis Zapatero, estarão presentes na cerimónia.
A inauguração simbólica está, no entanto, a cargo de dois jovens de 20 anos - um português e um espanhol - nascidos a 01 de Janeiro de 1986, data da adesão dos dois países à então Comunidade Económica Europeia (CEE), actual União Europeia (UE).
Os trabalhos fotográficos foram feitos por profissionais das agências noticiosas Lusa e Efe, retratando várias fases de desenvolvimento, modernização e enriquecimento económico e social que os dois países conheceram desde 1986.
A mostra, intitulada "Portugal e Espanha - 20 anos de integração europeia", vai estar patente no Parlamento Europeu, percorrendo depois diversas cidades portuguesas e espanholas até Dezembro de 2007, mês em que termina a próxima presidência portuguesa da UE, a terceira desde a entrada na família europeia.
Em 20 anos, Portugal recebeu de Bruxelas um total de apoios comunitários de 48 mil milhões de euros, enquanto Espanha arrecadou mais do dobro, cerca de 100 mil milhões de euros.