A Academia Europeia de Cinema entregou os prémios para a melhor grande metragem europeia do ano. O filme «Fala com ela», de Pedro Almodôvar, foi o grande vencedor da gala que decorreu no Teatro da Ópera de Roma.
Corpo do artigo
Este sábado foram atribuídos os prémios da Academia Europeia de Cinema para o melhor filme. No Teatro da Ópera de Roma, Pedro Almodôvar e o filme «Fala com ela» foram os grandes vencedores.
Os 1500 membros da Academia reconheceram o trabalho de toda a equipa de «Fala com ela». Almodôvar foi ainda distinguido na categoria de melhor guionista.
«Fala com ela» conta a história de duas mulheres que se encontram em coma e dois homens que cuidam delas, uma película sobre os sentimentos, o diálogo e a solidão.
Em 1999, o realizador espanhol venceu com o filme «Tudo sobre a minha mãe» o galardão para o melhor filme europeu e conseguiu também o Óscar para o melhor filme estrangeiro.
A actriz espanhola Vitória Abril ganhou o prémio da Contribuição Europeia para o Cinema Mundial pela sua trajectória como intérprete.
Em competição estavam oito filmes: «Bend it like Bekham», de Gurinder Chadha (Reino-Unido), «Bloody Sunday» de Paul Greengrass (Reino-Unido-Irlanda), «Hable com ella» de Pedro Almodôvar (Espanha), «Lijla 4-Ever» de Lukas Modysson (Suécia), «Mies vailla Menneissyytta» (O homem sem passado) de Aki Kaurismaki (Finlândia-Alemanha-França), «The Magdalene sisters» de Peter Mullan (Grã-Bretanha), «Pianista» de Roman Polanski (França-Polónia-Alemanha-Reino Unido).
No ano passado, o filme distinguido foi «O fabuloso destino de Amélie Poulain» de Jean-Pierre Jeunet.