Alguns cientistas acreditam que as mães que não apanham suficiente luz solar, enquanto grávidas, podem desenvolver esquizofrenia nos bebés.
Corpo do artigo
Alguns casos de esquizofrenia podem ser causados pelas mães, por se privarem da luz solar durante a gravidez, segundo um perito.
Foi conhecido que há um pico de casos de bebés que nascem com esquizofrenia em Março, no norte dos Estados Unidos e Europa.
Os bebés nascidos entre Fevereiro e Abril, têm mais dez por cento de hipóteses de sofrerem de esquizofrenia, do que aqueles que nascem noutra altura do ano.
Foi também apontado que as mães que durante a gravidez e na altura em que é formado o cérebro do bebé, tivessem uma infecção, como a gripe, também poderiam dar à luz um bebé esquizofrénico.
John McGrath, psiquiatra também apontou a carência da luz solar, como o factor chave para este problema da esquizofrenia nos bebés.
A Associação Nacional de Esquizofrenia afirmou ao BBC News Online que esta teoria é interessante, mas as mães grávidas que não apanhem muita luz solar não podem ser culpadas se os seus filhos desenvolverem esta doença.
Possíveis causas
Muitos genes e factores ambientais podem estar envolvidos, mas os cientistas não têm ainda uma junção exacta dos factores que originam a doença.
De acordo com uma pesquisa de John McGrath, a revista «New Scientist» refere que nas estações que não proporcionam luz solar, nascem mais bebés com esquizofrenia do que qualquer outra altura do ano ou outro factor de risco, mesmo as causas genéticas.
John McGrath descobriu ainda que em Queensland existe um pico de nascimento de bebés esquizofrénicos todos os três a quatro anos e não coincidem com o pico de constipações.
O hemisfério sul tem mais 15 por cento de luz solar do que o norte, o que os cientistas afirmam ser a explicação do caso da Europa e Estados Unidos.