O Fantasporto de 2006 começa esta sexta-feira com a exibição do filme português «Coisa Ruim», realizado por Tiago Guedes e Frederico Serra. O certame, que é dedicado este ano a Manoel de Oliveira, inclui mais de 400 películas.
Corpo do artigo
A edição 2006 do Fantasporto começa esta sexta-feira com a exibição, em estreia absoluta, de «Coisa Ruim», um filme de Tiago Guedes e Frederico Serra a partir de um guião do jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho.
Este filme será mesmo a primeira longa-metragem portuguesa a participar na Secção Oficial de Cinema Fantástico do certame, que este ano é dedicado ao decano de todos os cineastas Manoel de Oliveira.
Por isso, o "Fantas" exibe o mais recente filme de Manoel de Oliveira «O Espelho Mágico», apresentando em antestreia, a 2 de Março, esta película que é a adaptação cinematográfica do romance «O Princípio da Incerteza», de Agustina Bessa-Luís.
Em declarações à TSF, Beatriz Pacheco Pereira, da organização, explicou que a aposta no cinema português feita na 26ª edição do certame pretende homenagear a evolução do cinema em Portugal, mas também dar aos estrangeiros a oportunidade de os ver.
O director do festival adiantou ainda à TSF que esta edição conta com uma forte participação de realizadores estrangeiros, em particular europeus.
«Dos 16 filmes em competição, 12 são europeus. Isto quer dizer que há uma mudança radical na produção de cinema mundial, particularmente no cinema europeu. No fundo, passa pelo imaginário e criatividade», acrescentou Mário Dorminsky.
O responsável máximo do certame do Porto queixou-se da falta de apoio a este evento, lembrando que outros acontecimentos culturais como o «Rock in Rio» são melhor tratados.
O festival, que se prolonga até 5 de Março, incluiu mais de 400 películas, 38 das quais em secções competitivas e 118 nas diferentes secções de exibição do certame, sendo as restantes curtas-metragens.
Além das habituais secções competitivas, o Fantasporto 2006 inclui retrospectivas dedicadas ao Cinema Expressionista Alemão, ao de Bollywood (Índia), às obras dos Irmãos Shaw (China) e a Bill Plympton, bem como uma outra dedicada a amores estranhos, denominada de «Love Connections».
Para a sessão de encerramento, o filme escolhido foi «Fragile», do realizador Jaume Balagueró, que tem no principal papel Calista Flockhart, que se notabilizou pelo papel de Ally McBeal na série do mesmo nome.
O certame decorre em diversas salas do Porto e do Grande Porto, designadamente no Rivoli, no Cinema Passos Manuel, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal) e nos cinemas AMC, do complexo Arrábida Shopping.