A 25ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema Porto vai dar a conhecer a «nova face» do cinema asiático, apresentando películas de realizadores como os japoneses Shinka Tsukamoto e Takashi Miike e o sul-coreano Yang Yunho.
Corpo do artigo
A decorrer entre 21 de Fevereiro e 07 de Março em diversas salas do Grande Porto, o Fantasporto - que nesta edição comemora as bodas de Prata - pretende «mostrar em Portugal o que de melhor se vai fazendo» pela Ásia, exibindo «o cinema oriental mais recente».
A mostra asiática inclui onze películas de mais de uma dezena de realizadores japoneses e sul-coreanos, destacando-se as obras «Fighter in the Wind» (Coreia do Sul) e, entre outras, «Vital» (Japão).
Esta próxima edição do Fantasporto mostra ainda uma retrospectiva das principais interpretações de Christopher Lee, que encarnou o papel de Drácula mais famoso do cinema.
Nascido a 27 de Maio de 1922, o actor britâncio nunca gostou da palavra terror nem se reviu na personagem de Drácula, preferindo antes dizer que faz «teatro do fantástico», mas o facto é que foi nesse género que atingiu o estrelato.
Cristopher Lee, com quase 83 anos, nunca deixou de trabalhar e consta mesmo no Livro de Recordes do Guiness por ser o actor com mais participações em filmes.