O sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal realizou-se esta segunda-feira à tarde, na sala de extracções da Santa Casa da Misericórdia, em Lisboa. FC Porto e Benfica foram «bafejados» pela sorte. Os jogos disputam-se a 14 de Janeiro.
Corpo do artigo
Os portistas recebem, no Estádio do Dragão, o Felgueiras, da Liga de Honra, sendo que o favoritismo no que respeita à passagem aos quartos-de-final da competição lhes pertence por completo. Os «dragões» são, de resto, os actuais detentores da Taça de Portugal.
Perez Andion, da FC Porto, SAD, representante dos «dragões» no sorteio, mostrou-se convicto de que vai haver uma boa casa no FC Porto - Felgueiras de 14 de Janeiro.
«Acredito que vai haver uma boa assistência. Vai ser uma boa casa, como que resto tem acontecido nos últimos jogos do FC Porto», afirmou.
Já Diamantino Miranda, treinador do Felgueiras, não escondeu, esta segunda-feira, que o FC Porto não era o adversário ideal para a equipa duriense. O técnico do clube que milita na Liga de Honra diz que o objectivo principal do Felgueiras é a permanência no segundo escalão do futebol português.
«Preferíamos ficar isentos ou defrontar uma outra equipa. De qualquer das formas, será melhor sair da Taça com o FC Porto do que de forma inglória. No entanto, a eliminatória ainda não está perdida, pois o jogo ainda não começou. É com muito orgulho e prazer que defrontamos o FC Porto. Temos uma equipa jovem, pelo que os nossos jogadores mais jovens vão poder mostrar-se à ribalta do futebol português. Contudo, o nosso principal objectivo é a permanência na Liga de Honra», deixou claro Diamatino Miranda.
Quanto ao Benfica, foi ainda mais feliz do que os actuais campeões nacionais e detentores da Taça UEFA, uma vez que ficou isento, estando, deste modo, automaticamente qualificado para a próxima ronda da prova.
Manuel Ribeiro, da Benfica, SAD, representante dos «encarnados» no sorteio desta segunda-feira, ficou feliz pelo facto de o clube da Luz ter ficado isento.
«Ficamos satisfeitos. Não temos receio de defrontar nenhum adversário, mas foi bom termos ficado isentos, pois evitamos, deste modo, uma maior sobrecarga de jogos», confessou o responsável benfiquista.
Nos restantes seis jogos que foram ditados pelo sorteio, destaque para dois confrontos entre equipas da Super Liga. A União de Leiria recebe o Nacional da Madeira, ao passo que o Sporting de Braga se desloca a Moreira de Cónegos, para «medir forças» com o Moreirense.
O Belenenses joga, no Restelo, com o Santo António, da II Divisão B, enquanto que a Naval 1º de Maio, da Figueira da Foz, viaja até ao reduto do Marco, numa partida que vai opor dois conjuntos da Liga de Honra.
Os restantes dois encontros são o Rio Ave - Portimonense e o Estoril - Vitória de Setúbal.
Programa dos oitavos-de-final da Taça de Portugal em futebol, ronda agendada para 14 de Janeiro do próximo ano, cujo sorteio teve lugar esta segunda-feira à tarde, na sala de extracções da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa:
Belenenses (SL) - Santo António (IIB)
União de Leiria (SL) - Nacional da Madeira (SL)
Marco (LH) - Naval 1º de Maio (LH)
FC Porto (SL) - Felgueiras (LH)
Moreirense (SL) - Sporting de Braga (SL)
Rio Ave (SL) - Portimonense (LH)
Estoril (LH) - Vitória de Setúbal (LH)
Isento:
Isento: Benfica (SL)