O FC Porto derrotou, esta noite, o Beira Mar, na partida de encerramento da 14ª jornada da I Liga. Drulovic, aos 12 minutos, e Esquerdinha, aos 38, marcaram os golos da vitória dos «dragões». Lobão foi expulso no início da segunda parte.
Corpo do artigo
O FC Porto venceu, esta noite, o Beira Mar, por duas bolas a zero, na partida de encerramento da 14ª jornada da I Liga. Com este triunfo, os «dragões» somam, agora, mais cinco pontos do que o Boavista e o Sporting, respectivamente.
Fernando Santos, treinador dos vice-campeões nacionais, colocou em campo, no encontro frente aos aveirenses, o mesmo conjunto que, na passada quinta-feira, defrontou o Espanhol de Barcelona, em partida respeitante à Taça UEFA.
Do lado do Beira Mar, equipa que vinha de quatro triunfos consecutivos na I Liga, António Sousa não pôde fazer alinhar Ricardo Sousa, devido ao facto de este se encontrar em Aveiro a título de empréstimo, cedido pelos «dragões».
O FC Porto entrou melhor no jogo e, logo aos 12 minutos, Drulovic (em posição regular), após excelente passe de Deco, isolou-se perante Palatsi. Sem oposição, rematou em jeito e fez o primeiro golo.
Após o tento inaugural, os comandados por Fernando Santos acentuaram o seu domínio sobre a formação aveirense, que não apresentava argumentos para contrariar a superioridade dos portistas.
Apesar de, a pouco e pouco, conseguir equilibrar as operações a meio-campo, o Beira Mar não criava situações de perigo para a baliza defendida pelo russo Ovchinnikov.
Com naturalidade, o FC Porto chegou ao segundo golo, na sequência de um lance em que o defesa central Lobão não fez falta sobre Cândido Costa.
Na marcação do livre, o brasileiro Esquerdinha, com uma execução soberba, estabeleceu o resultado com que se chegou ao intervalo, não dando quaisquer hipóteses de defesa para Palatsi.
No segundo tempo, António Sousa apostou tudo no ataque. O avançado Cílio Sousa entrou para o lugar do médio Fusco, logo no reatamento.
No entanto, no segundo minuto da etapa complementar, Lobão viria a ser expulso (decisão acertada), por acumulação de cartões amarelos, depois de uma entrada mais dura sobre Deco.
A partir deste momento, o jogo ficou praticamente decidido, e a estratégia montada pelo técnico aveirense sofreu um rude «golpe».
Cândido Costa, que vem substituíndo Capucho na equipa titular, foi uma das grandes figuras dos «dragões».
Durante os segundos 45 minutos, o jovem jogador protagonizou o momento de maior brilhantismo, após um grande remate de fora da área, que o guardião Palatsi desviou para a barra da sua baliza.
Cílio Sousa, que havia rendido Fusco nos instantes iniciais deste período, foi substituído por Fary, aos 64 minutos, devido a lesão.
O Beira Mar, no decorrer do segundo tempo, rematou por duas vezes à baliza dos vice-campeões nacionais.
O FC Porto venceu com inteira justiça, apesar de ter denotado uma certa quebra no ataque, principalmente durante a segunda parte.
Com esta derrota, a formação de Aveiro ocupa, agora, o 12º lugar da classificação, com 12 pontos somados, em 14 encontros disputados.