O FC Porto manteve a liderança da Liga portuguesa ao bater fora a U. Leiria por 1-3. A equipa nortenha entrou a perder, dando a volta ao resultado perto do intervalo, confirmando o triunfo nos descontos da segunda parte.
Corpo do artigo
O FC Porto manteve este sábado a liderança da Liga portuguesa de futebol, ao bater fora a U. Leiria por 3-1, numa partida em que os forasteiros, apesar de dominarem, foram abrigados a dar a volta ao resultado.
Quatro dias após o seu afastamento das competições europeias, depois do empate no terreno do Artmedia Bratislava, a equipa portista esteve muito perto de marcar aos 28 minutos por Quaresma, mas foi a União quem se acabou por adiantar no marcador.
Na sequência de um contra-ataque, Fábio Felício aproveitou bem a distracção da defesa contrária rematando muito forte de longe, sem hipóteses de defesa para Vítor Baía.
Os portistas não demoraram muito a dar a volta ao resultado, colocando-se na frente ainda antes do intervalo, graças a um auto-golo de Laranjeiro, na sequência de um centro de César Peixoto aos 42 minutos e a um golo de Lisandro no minuto imediato, após centro de Quaresma.
Após o intervalo, os leirienses ainda tentaram assustar Vítor Baía com um remate de Miramontes, aos 46 minutos, mas a partir daí, a equipa de Co Adriaanse voltou a assumir o controlo da partida.
Aos 59 minutos, Lucho Gonzalez pôs Costinha à prova, com a U. Leiria a só voltar a ter uma verdadeira ocasião de golo, aos 71 minutos, num remate de João Paulo desviado em cima da linha por Diego.
O golo da tranquilidade portista só surgiria dois minutos a seguir aos 90, numa jogada de insistência concretizada por Diego perante uma U. Leiria que já esperava pelo final do encontro.
Com este resultado, o FC porto manteve o magro ponto de vantagem que detinha sobre o Nacional, que este sábado venceu em casa o "derby" madeirense diante do Marítimo, por 2-1.
Sob a arbitragem de Pedro Henriques, de Lisboa, no Estádio Municipal de Leiria, com uma assistência de 4337 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
U. Leiria:
U. Leiria: Costinha, Éder, João Paulo, Gabriel, Laranjeiro (Alhandra, 79), Paulo Gomes, Harison, Fábio Felício, Touré (Lourenço, 84), Miramontes (Ferreira, 61) e Paulo César.
Suplentes: Quievreux, Alhandra, Renato, Lourenço, Néné, Cadu e Ferreira.
FC Porto:
FC Porto: Vítor Baía, Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel, César Peixoto, Paulo Assunção, Lucho González, Diego, Lisandro López (Jorginho, 88), McCarthy e Ricardo Quaresma (Ivanildo, 92).
Suplentes: Helton, Ibson, Bosingwa, Jorginho, Ivanildo, Marek Cech e Hugo Almeida.
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: cartão amarelo para Gabriel (43), Quaresma (69), McCarthy (70) e Paulo Assunção (93).