O FC Porto averbou este sábado, nos Açores, a quinta derrota na primeira I Liga, ao perder com o Santa Clara, por 2-1. Os «dragões», que já não vencem há três jogos, voltaram a falhar muitos golos, ao contrário dos açorianos, que souberam aproveitar as oportunidades criadas.
Corpo do artigo
No Estádio São Miguel, nos Açores, o FC Porto voltou esta sábado a demonstrar grandes dificuldades de concretização. Por aquilo que fez na segunda parte, os «dragões» mereciam outro resultado, mas as vitórias conseguem-se com golos e esta noite a equipa portista foi, mais uma vez, demasiado perdulária.
O Santa Clara preferiu jogar em contra-ataque e teve em Toñito e George dois homens que interpretaram na perfeição a estratégia idealizada por Manuel Fernandes. A equipa açoriana somou o terceiro triunfo consecutivo e já está no nono lugar, com 22 pontos.
Octávio Machado optou por deixar no banco Capucho, mas a colocação de Hélder Postiga no lado direito não resultou e o FC Porto praticou durante a primeira parte um futebol pobre de ideias, demasiado dependente da inspiração (que nunca existiu) de alguns jogadores.
Até que aos 18 minutos, o Santa Clara beneficiou duma grande penalidade a castigar uma suposta falta de Rubens Junior sobre George. Chamado à conversão, Toñito não falhou e os portistas viram complicar-se a tarefa, pois em vantagem os açorianos apostaram ainda mais no contra-ataque.
O FC Porto tentava correr contra o prejuízo, mas os jogadores portistas davam mostras de total desacerto. Em cima do intervalo, Hélder Postiga desperdiçou mais uma oportunidade, depois de um cabeceamento de Costinha e o Santa Clara foi para os balneários em vantagem.
FC Porto melhor na segunda parte
Para o segundo tempo, o treinador do FC Porto trocou Pena e Rubens Júnior por Capucho e Alenitchev, e as duas substituições trouxeram maior acutilância ao ataque dos «dragões».
Como da noite para o dia, o FC Porto embalou para uns segundos 45 minutos de grande nível, onde «apenas» faltaram os golos e em que o guarda-redes Fernando realizou um conjunto de grandes defesas.
Só que na ânsia de chegar ao empate, o FC Porto abriu espaços na sua defesa e Toñito, após uma grande jogada de George na esquerda, bisou na partida e quase senteciava a partida.
Um golo de Hélder Postiga, aos 64 minutos, ainda fez renascer as esperanças dos «dragões», mas Fernando e a má pontaria dos jogadores portistas evitaram que o resultado fosse alterado.
Após o apito final de Emanuel Câmara, responsáveis e adeptos do Santa Clara e os suplentes do FC Porto, com Octávio Machado também no meio, foram protagonistas de algumas cenas nada dignificantes para o futebol português.