O FC Porto assegurou uma importante vitória no terreno do P. Ferreira graças a um golo solitário marcado por Ricardo Quaresma aos 12 minutos. Assim, os portistas passaram para o segundo posto da Liga a apenas dois pontos do líder Sp. Braga.
Corpo do artigo
Um golo solitário de Ricardo Quaresma aos 12 minutos permitiu ao FC Porto vencer fora o P. Ferreira, tornando-se assim mais uma equipa a aproveitar da melhor forma a derrota do líder Sp. Braga no sábado.
A equipa orientada por Co Adriaanse dominou os primeiros 25 minutos e chegou à vantagem com naturalidade na sequência de uma jogada do brasileiro Ibson concluída com um grande remate de Quaresma, que atirou sem que a bola fosse ao relvado.
Só depois dos 25 minutos, o Paços, perante um FC Porto diferente do habitual, se aventurou em zonas do relvado mais adiantes, mas sempre sem grandes resultados.
Já depois do regresso dos balneários, os portistas poderiam ter ampliado a sua vantagem, mas o árbitro da partida decidiu mal anular um golo de Hugo Almeida, aos 56 minutos, novamente com Ibson no lance.
Pouco depois, o mesmo Hugo Almeida ainda tentou marcar, aproveitando-se do adiantamento do guardião pacense Peçanha, mas o chapéu do avançado português acabou por não ter força suficiente.
A equipa ainda tentou criar algum perigo especialmente após a entrada de Ronny, mas acabou por pertencer a formação orientada por Co Adriaanse as melhores oportunidades até final.
Primeiro foi Lisandro Lopez a atira contra um adversário em plana grande área e depois foi a Alan a tentar surpreender os locais com um remate cruzado.
Com este resultado, a equipa portista salta para o segundo posto da classificação adiante do Nacional e a dois ponto do Sp. Braga, que mantém a liderança apesar da derrota de sábado nos Barreiros diante do Marítimo.
Sob a arbitragem de Pedro Proença, de Lisboa, no Estádio da Mata Real, com cerca de cinco mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
P. Ferreira:
P. Ferreira: Peçanha, Primo, Geraldo, Luiz Carlos, Fredy (Rui Dolores, 82), Pedrinha, Paulo Sousa, Júnior, Edson, Edinho (Ronny, 63) e Didi.
Suplentes: Pedro, Tiago Martins, Emerson, Alexandre, João Duarte, Rui Dolores e Ronny.
FC Porto:
FC Porto: Vítor Baía, Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel, César Peixoto, Lucho Gonzalez, Paulo Assunção, Ibson (Raul Meireles, 92), Quaresma (Alan, 85), Lisandro Lopez e Hugo Almeida (Jorginho, 74).
Suplentes: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Bruno Alves, Raul Meireles, Alan, Jorginho e McCarthy.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo a Pedro Emanuel (41), Edson (71), Quaresma (75), César Peixoto (88), Lisandro Lopez (91) e Paulo Sousa (92) e Raul Meireles (94).