Os adeptos do Futebol Clube do Porto estão em festa, este domingo, após a vitória do clube português sobre os colombianos do Once Caldas, na última edição da taça Intercontinental. A conquista do troféu foi suada e decidida nas grandes penalidades.
Corpo do artigo
Os adeptos do FC Porto saíram este domingo à rua para festejar o segundo triunfo do clube na Taça Intercontinental de futebol frente à formação colombiana do Once Caldas.
Depois de terem sofrido até à grande penalidade decisiva transformada por Pedro Emanuel, os portistas imediatamente invadiram as artérias mais importantes da cidade e rumaram à Avenida dos Aliados e "zona ribeirinha", para aí misturarem em festejos a conquista do troféu atribuído à melhor equipa do Mundo.
Após 0-0 no período regulamentar e prolongamento, a partida viria a ser decidida na marcação de grandes penalidades, com o FC Porto a vencer o Once Caldas por 8-7.
Com esta vitória, o FC Porto torna-se num dos poucos clubes a ganhar duas vezes o troféu que teve, em 2004, a sua última edição.
Durante o jogo, o "Dragão" viu dois golos serem anulados a Benni McCarthy e quatro vezes a bola a bater no ferro da baliza do Once Caldas.
O jogo frente à equipa colombiana ficou também marcado pelo regresso de Vítor Baía que, no entanto, teve de sair prematuramente do jogo devido a uma má indisposição que se viria a confirmar ser uma taquicardia provocada pela ansiedade.
O Porto chega a Portugal às 6:30 da manhã desta segunda-feira.
Sob a arbitragem de Jorge Larrionda (Uruguai), Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, com cerca de 70 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
FC Porto
FC Porto: Vítor Baía (Nuno, 104), Seitaridis, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, Costinha, Maniche, Diego, Derlei (Carlos Alberto, 69), Luís Fabiano (Quaresma, 79) e McCarthy.
Suplentes: Nuno, Pepe, Bosingwa, Hélder Peixoto, César Peixoto, Carlos Alberto e Quaresma.
Once Caldas
Once Caldas: Juan Carlos Henao, Rojas, Vanegas, Cambindo (Edgar Catano, 46), Garcia, John Viafara, Velasquez, Elkin Soto (Alcazar, 97), Jonathan Fabbro, Antonio De Nigris e Arango (Jefrey Diaz, 61).
Suplentes: Gonzalez, Edgar Catano, Jiménez, Araujo, Alcazar, Jefrey Diaz e Moreno.
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: cartão amarelo para Arango (33), Diego (51 e 120+), Fabbro (60), Jorge Costa (79), Seitaridis (85) e De Nigris (117).
Cartão vermelho por acumulação para Diego, após a transformação da grande penalidade (120+).
Marcação das grandes penalidades:
0-1, Vanegas.
1-1, Diego.
1-2, Alcazar.
2-2, Carlos Alberto.
2-3, Viafara.
3-3, Ricardo Quaresma.
3-4, Antonio De Nigris.
3-4, Maniche marcou para o lado direito e enviou à barra da baliza.
3-4, Jonathan Fabbro marcou para o lado direito e enviou ao poste da baliza.
4-4, McCarthy.
4-5, Velasquez.
5-5, Costinha.
5-6, Jefrey Diaz.
6-6, Jorge Costa.
6-7, Edgar Catano.
7-7, Ricardo Costa.
7-7, Garcia enviou por cima da baliza.
8-7, Pedro Emanuel.