A Federação Inglesa de Futebol anunciou hoje que vai construir um centro de treino e formação para as selecções nacionais que custará cerca de 13 milhões de contos. O objectivo dos responsáveis ingleses é tentar imitar o modelo de sucesso da França, campeã do Mundo e da Europa.
Corpo do artigo
Inspirada no modelo francês do centro de Clairefontaine, local onde as selecções francesas habitualmente treinam, a Federação Inglesa de Futebol (FA) decidiu construir um complexo desportivo que custará cerca de 13 milhões de contos.
O Centro Nacional de Treinos deverá estar pronto dentro de dois anos, apesar de ainda não ter sido escolhido o local para a sua construção. Em declarações à BBC, Adam Crozier, director-executivo da FA, reconheceu que a ideia é imitar o exemplo francês de Clarefontaine.
Segundo Crozier, o centro facilitará os processos de treino, de pesquisa e de medicina. «Se perguntarem aos franceses, eles responderão que uma parte importante do sucesso é onde eles coordenam tudo. É o coração das actividades deles e os clubes também beneficiam muito da utilização do centro», referiu o responsável.
Depois do fracasso da participação no Euro 2000, a FA está apostada em limpar a imagem da selecção inglesa e em reformular a forma de trabalhar das equipas nacionais. Para tal, contratou recentemente o sueco Sven Goran Eriksson, treinador da Lazio de Roma até ao final da época.