Com a expectativa de acolher 40 mil visitantes, a Associação Industrial Portuguesa (AIP) organiza a segunda edição da Musicália - Feira de Música, Som, Luz e Imagem, que abre ao público na quinta-feira na FIL, em Lisboa.
Corpo do artigo
A Musicália destina-se a «todos os interessados em música, desde os profissionais do sector, produtores e músicos até ao público em geral», referiu a directora da feira, Maria João Rocha de Matos, em declarações à Agência Lusa.
Além da área de exposição de equipamentos, a segunda edição da iniciativa apresenta um cartaz de eventos musicais, dos quais se destaca o lançamento do DVD «Musicália Arts Fest», que apresenta dez bandas portuguesas.
Gravado em Setembro, no Paradise Garage, em Lisboa, o DVD integra concertos, entrevistas, videoclips e fotografias de projectos como Blind Zero, Fonzie, Yellow W Van, Squeeze Theeze Pleeze, Casino, Flood e Bullet.
Até ao dia 27, algumas destas bandas irão actuar num palco montado no recinto da Musicália, ao lado de outros nomes, entre os quais Jaguar, Clay, Terrakota, Loto e Djambonda.
Haverá ainda um concurso de «djing», com disc-jockeys de todo o país, cuja final está agendada para domingo, último dia da feira.
Na primeira edição, em 2000, acorreram à Musicália cerca de 20 mil pessoas, número que a organização pretende duplicar este ano.
Apesar de ser considerada pela AIP a «maior oportunidade de negócio e de troca de experiências», a directora da Musicália não esconde que o tempo de contenção também se entende «à venda de equipamentos».
A Musicália decorrerá na FIL, Feira Internacional de Lisboa, até domingo, em simultâneo com a Expovídeo - Salão Nacional do Vídeo e Videojogos, e a Selecon - Salão da Electrónica de Consumo.